NOTÍCIAS

Câmara de Limeira encerra semana de conscientização sobre bullying com círculo de paz – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Últimas atividades foram realizadas em escolas da rede municipal

 No encerramento da Semana de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying e à Violência Escolar, a Câmara Municipal de Limeira realizou atividades em duas escolas municipais, nos dias 12 e 13 de abril. A neuropsicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Tatiane Boretto Dalfré, realizou rodas de conversa, que chamou de círculos de paz, com alunos das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental (Emeief) Professor José Justino Castilho e Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva.

 A neuropsicóloga explicou aos alunos o que é bullying e como essa violência pode afetar crianças e adolescentes nesta fase de desenvolvimento da personalidade. Tatiane também ressaltou aos alunos a importância da empatia nas relações estabelecidas entre colegas e com professores e demais servidores da escola. “Precisamos criar círculos de paz nas escolas, onde os alunos se sintam acolhidos  e tenham espaços de conversa, onde possam ser ouvidos. Quando as crianças se sentem acolhidas, dificilmente vão praticar o bullying”.

 A vereadora Lu Bogo (PL), autora da resolução que instituiu a Semana e presidente da comissão organizadora das atividades, participou das ações. Ela destacou a importância de falar sobre o assunto nas escolas para conscientizar alunos, e também da necessidade de pais e educadores ficarem atentos ao comportamento deles, para conseguirem identificar se precisam de ajuda para lidar com o bullying.

 A vereadora Tatiane Lopes (Podemos), secretária da comissão organizadora da Semana, também acompanhou o encerramento da Semana, juntamente com a professora formadora da Secretaria Municipal de Educação, Sibele Afonso Borges.

 Semana de conscientização

 A Semana de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying e à Violência Escolar foi instituída pela Resolução Nº 771/2019, de autoria da vereadora Lu Bogo. As atividades foram programadas pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Comissão Organizadora da Semana, formada pelos vereadores Lu Bogo (PL), presidente; Tatiane Lopes (Podemos), secretária; Everton Ferreira (PSD), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), membros.

 As atividades da Semana começaram na terça-feira, 5 de abril, com a exibição do filme “Apenas uma Chance”, no projeto Cine Câmara. No dia 8 de abril foi realizada uma palestra para alunos da Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi, e no dia 11 de abril, a neuropsicóloga Tatiane Boretto Dalfré fez uso da Tribuna Livre durante a sessão ordinária para falar sobre a importância da união de todos, pais, educadores e alunos para combater a violência nas escolas.

A Escola Legislativa também disponibilizou uma cartilha digital sobre o tema intitulada “Você sabe o que é bullying”, que pode ser baixada no site da instituição.

Ao todo, participaram das atividades cerca de 280 alunos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários