NOTÍCIAS

Cursos profissionalizantes são concluídos mediante parceria da Prefeitura de Limeira – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Os cursos de qualificação oferecem a possibilidade de recomeçar, tanto profissional, quanto socialmente

 O Centro de Ressocialização (CR) de Limeira foi palco nesta quinta-feira (14) da cerimônia de formatura de 15 reeducandos que concluíram os cursos de “Instalador Hidráulico Predial” e de “Assentador de Revestimento Cerâmico”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a unidade prisional, o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), o Fundo Social, a Prefeitura de Limeira e o Senai.

 Segundo o diretor do CR, Fernando Gonçalves Pedro, o objetivo da ação é capacitar os internos, oferecendo mais oportunidade de colocação no mercado de trabalho, quando eles estiverem em liberdade. “Nós acreditamos na ressocialização. Esses cursos de qualificação oferecem a possibilidade de recomeçar, tanto profissional, quanto socialmente”, afirmou.

 Os cursos foram divididos em aulas teóricas e práticas, e nesta segunda etapa, os alunos colocaram a “mão na massa” e fizeram a reforma integral do banheiro coletivo de uma das alas do CR. Para tanto, eles assentaram o piso, o revestimento das paredes e também atuaram na instalação hidráulica. E as atividades não pararam por aí. Um dos ambientes do CR foi transformado em barbearia pelos alunos.

 Representando o prefeito Mario Botion, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, desejou sucessoaos formandos, ao enfatizar a grandeza do momento. Ela observou ainda que esta gestão tem a preocupação em apoiar as ações de qualificação no CR. “Hoje é um marco na vida de vocês, pois a formação profissional faz diferença na vida das pessoas”, disse Aucélia.

 Já o estabelecimento de parcerias foi destacado pela presidente do Fundo Social, Lígia Zampar, que na ocasião representou a primeira-dama, Roberta Botion. “A educação é fundamental no processo de ressocialização, vocês terão a partir de agora a oportunidade de recomeçar”, frisou.

 Aos 32 anos, P.L.V. estava no grupo de formandos. Feliz pela conquista, ele contou que além dos cursos profissionalizantes oferecidos no CR, também teve a chance de terminar o Ensino Médio. Prestes a ganhar a liberdade, ele revelou que já está pensando em fazer o ensino superior. “Pretendo agora estudar Tecnologia da Informação”, comentou.

 Também participaram da solenidade, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, o presidente do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal, Jeferson Luis Francischetti, o diretor do Senai, Mario Eduardo Casão, coordenadora da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Limeira, Maura Andrea Baldo Gonçalves, além de representantes do IAP (Instituto Ação pela Paz), entre outros. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários