NOTÍCIAS

Câmara Municipal de Limeira aprova cinco projetos em sessão ordinária – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Campanha de conscientização e ativismo no combate ao bullying é tema de Tribuna Livre

 A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (11), cinco projetos, duas propostas foram prejudicadas pela apresentação de emendas e outro projeto que não estava na pauta foi votado em regime de urgência especial. A Tribuna Livre foi ocupada pela neuropsicóloga Tatiane Boretto Dalfré, que falou sobre a Campanha de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying e à Violência Escolar, e pelo comandante do Tiro de Guerra de Limeira 02-020, que falou sobre a corporação.

 Bullying

 Tatiane Dalfré falou sobre o trabalho que desenvolve em escolas municipais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da importância de se criar espaços de discussão sobre um problema que considerou tão importante como o bullying, devido à gravidade e aos danos que pode causar  em crianças e jovens em idade escolar. Ela explicou o que é bullying e citou que aproximadamente 1 milhão de estudantes em todo o mundo sofrem algum tipo de violência escolar. “O bullying escolar compreende agressões intencionais e frequentes adotadas por alunos, dirigidos a outros alunos ou professores, sendo causadores de medo e angústia, podendo cursar para depressão ou comportamento auto-lesivo”, explicou.

 A neuropsicóloga alertou para a necessidade de toda sociedade atuar para criar políticas públicas anti-bullying. “Precisamos buscar estratégias e implantar metodologias para uma cultura da paz e também programas de desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola. A formação dessas competências são preventivas da violência na sociedade”, defendeu Tatiane.

 A Semana de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying e à Violência Escolar foi instituída pela Resolução Nº 771/2019, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL). As atividades foram programadas pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Comissão Organizadora da Semana, formada pelos vereadores Lu Bogo, presidente; Tatiane Lopes (Podemos), secretária; Everton Ferreira (PSD), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), membros.

 Tiro de guerra

 Também fez uso da Tribuna Livre o comandante do Tiro de Guerra de Limeira 02-020, o sargento Alexandre de Oliveira Kist, e o instrutor do Tiro de Guerra, sargento Rodrigo Cristiano de Moreira. O objetivo, de acordo com o comandante, foi estreitar os laços entre o Legislativo e o Exército Brasileiro.

 Durante a exposição, o comandante contou a história do Tiro de Guerra em Limeira, falou sobre o objetivo da corporação e da formação dos atiradores. “O Tiro de Guerra tem também, como função secundária, a formação de verdadeiros líderes comunitários. Dos quadros do Tiro de Guerra surgem futuros líderes, empresários, políticos, membros da justiça, profissionais liberais, educadores, enfim, indivíduos que possam agir concretamente com a cidadania da nossa comunidade”, afirmou o sargento Kist.

 Confira como foi a votação:

 Aprovado – Projeto de Lei Nº 256/2021, da vereadora Lu Bogo (PL), perpetua o nome de Dona Gertrudes Pinheiro Cuco à Rua Projetada 35, do loteamento Novos Bandeirantes.

 Prejudicado por emenda – Projeto de Lei Nº 262/2021, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), cria o banco de dados de imóveis disponíveis para locação por meio do Programa Aluguel Social no âmbito do município.

 Aprovado – Projeto de Lei Nº 312/2021, do vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), perpetua o nome de Bruno Gallicchio à Rua Projetada 01, do loteamento Jardim Residencial Walter Lucio Peccinini.

 Aprovado – Projeto de Lei Complementar Nº 5/2022, da Prefeitura, dispõe sobre a criação do Fundo de Aperfeiçoamento Intelectual dos Procuradores Jurídicos do Município de Limeira e Autarquias Municipais.

 Prejudicado por emenda – Projeto de Lei Complementar Nº 7/2022, da Prefeitura, altera a Lei Complementar Nº 745/2015 e a Lei Complementar Nº 855/2020, para criar dez cargos de Analista Jurídico no quadro permanente de provimento efetivo da Prefeitura.

 Aprovado – Projeto de Lei Nº 40/2022, do vereador Betinho Neves (PV), perpetua o nome de Gláucio Lopes na Avenida Projetada 2A/2B, do loteamento Novos Bandeirantes.

 Urgência especial

 Aprovado – Projeto de Lei Nº 52/2022, da Prefeitura, autoriza o Poder Executivo, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social  (FMAS) e do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), a repassar e alterar o valor de recursos financeiro, a título de subvenção social, às entidades beneficiárias, constante na relação das Subvenções, Auxilios e/ou Contribuições da Lei Municipal nº 6.660, de 23/12/2021 e da Lei Orçamentária Anual nº 6.696 de 28/12/2021, para os fins que especifica. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários