NOTÍCIAS

No dia Mundial da Saúde, BRK ressalta a importância dos serviços de saneamento – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Serviços prestados pela concessionária estão diretamente relacionados as questões de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente

 Comemorado no dia 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde alerta para o papel essencial dos serviços de saneamento, que contribuem para prevenir doenças e promover a saúde e a qualidade de vida da população.

 Em atenção à data, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, destaca a importância dos investimentos nos serviços prestados pela empresa relacionados aos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

 Abastecimento de água potável, afastamento e tratamento de esgoto estão diretamente ligados à qualidade de vida, desenvolvimento humano e prevenção de inúmeras doenças.

 De acordo com o ranking do saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados (base de dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do ano de 2020), a ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica.

 O ranking revelou ainda que apenas 50% do volume de esgoto gerado no país recebe tratamento.

 Durante a pandemia, o saneamento mostrou-se ainda mais importante no combate e prevenção de doenças. Os cuidados redobrados com os bons hábitos de higiene, como tomar banho e lavar as mãos com frequência demonstraram que o acesso a água, assim como os serviços de coleta e tratamento de esgoto são essenciais para o controle da Covid-19.

 Primeiro município brasileiro a conceder os serviços de saneamento à iniciativa privada, em 1995, Limeira é apontada como uma das cidades que mais investiu em saneamento. Com índices de atendimento urbano de 100% tanto de água quanto de esgoto, a cidade é destaque positivo em indicadores de água potável perdida na distribuição, com apenas 18,88%, enquanto a média nacional é de 36,3%.

 Quando o acesso ao serviço é feito de forma adequada, as pessoas deixam de ser expostas diretamente a inúmeros causadores de doenças, vírus, bactérias e micro-organismos que se desenvolvem em ambientes insalubres. Água limpa e de qualidade, assim como a devida coleta e tratamento dos esgotos, evitam doenças de veiculação hídrica, como diarreia, leptospirose, hepatite A, micoses de pele e verminoses.

 Os serviços de afastamento e tratamento de esgoto também impede ambientes propícios para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

 As questões de saúde impactam em menos faltas ao trabalho e à escola, o que consequentemente aumenta o índice de educação e desempenho e influencia positivamente todo o ciclo social e seu entorno. Além disso, é possível observar o aumento na empregabilidade, a diminuição do abandono precoce aos estudos e a preservação do meio ambiente, fatores chaves para o crescimento da qualidade de vida e desenvolvimento humano.

 “Apesar dos números relacionados a pandemia estarem caindo, ainda precisamos manter os bons práticas de higiene, que na realidade já se tornaram hábitos em nossa rotina. Prestamos serviços de saneamento para muito além do básico ligados diretamente à saúde e bem-estar da população”, explica Daniel Makino, coordenador regional de Operações da BRK. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários