NOTÍCIAS

Ranking do Saneamento aponta Limeira em destaque no 6º lugar entre os 100 maiores municípios do país – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Levantamento que tem como base dados do SNIS de 2020, classifica o município como um dos que mais investiu em serviços de saneamento nos últimos cinco anos

 À frente dos indicadores nacionais referentes aos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, a cidade de Limeira se mantém em destaque na 14ª edição do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta terça feira, 22 de março.

 O estudo é realizado em parceria com a GO Associados, a partir de dados disponibilizados por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) que considera os resultados do ano de 2020.

 Ocupando a sexta posição no Ranking, em meio aos 100 maiores municípios do país, o estudo aponta que Limeira possui índices de fornecimento urbano de água e coleta e tratamento de esgoto universalizados, o que significa que tais serviços atendem a 100% da população.

 Os dados da cidade contrastam com o cenário nacional: no Brasil, apenas 50,75% do esgoto é tratado, o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza todos os dias.

 Limeira tem se mantido em posição de referência nacional e conquistado importantes avanços em saneamento graças ao trabalho realizado ao longo de quase 26 anos, nos serviços concedidos à iniciativa privada. Desde 1995, a empresa tem o compromisso trazer melhorias em equipamentos e infraestrutura (redes, estações de tratamento, reservatórios, elevatórias, equipamentos, entre outros), na gestão da qualidade dos processos, atenção aos recursos hídricos, melhoria contínua na satisfação do cliente, além de qualificação da equipe.

 No quesito índice de perdas de água, o município aparece no 4º lugar entre todas as cidades listadas, com um índice de 18,8%, um dos menores indicadores quando comparado à média nacional (36,3%).

 “Estar entre as seis melhores cidades do país em um Ranking de relevância sobre os serviços de saneamento é motivo de orgulho para a BRK e esse avanço é reflexo de muito trabalho e investimentos. Limeira é referência nacional para outras cidades brasileiras nos serviços de água e esgoto”, comenta Rodrigo Dias, diretor de operações da concessionária.

 Investimento no município

 Como parte do compromisso com as questões de Sustentabilidade e Meio Ambiente, além dos serviços de água e esgoto, a atuação da BRK engloba também o desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade dos rios e córregos de zona urbana de Limeira, o que inclui o trabalho de despoluição de 99% dos cursos de água que cortam o município.

 Somente nos dois primeiros meses de 2022, 3,3 bilhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos do município. Esse valor corresponde a 1.320 piscinas olímpicas.

 Para garantir a universalização dos serviços de tratamento de esgoto, o município conta com três estações: ETE Tatu, ETE Água da Serra e ETE Lopes, sendo a ETE Tatu, em termos de volume, uma das maiores estações de tratamento da região, com capacidade de tratamento de 660 litros por segundo de esgoto. Com isso, o rio Ribeirão Tatu, afluente do rio Piracicaba, é beneficiado recebendo um efluente com tratamento superior e com menor impacto para o meio ambiente.

 O fornecimento de água tratada, que atende 100% do município, provém principalmente de dos rios Jaguari e Ribeirão Pinhal, sendo direcionados diretamente para a Estação de Tratamento de Água (ETA).

 “A qualidade da água de Limeira, atende rigorosamente todas a diretrizes de potabilidade estabelecidas pela Portaria nº. 888/2021 do Ministério da Saúde, e os serviços de coleta e tratamento de esgoto estão universalizados. Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas levando saneamento para muito além do básico, e ainda preservando a qualidade dos recursos hídricos”, complementa Dias.

 O estudo completo do Ranking do Saneamento está disponível em: https://tratabrasil.org.br/pt/estudos/ranking-do-saneamento/itb/ranking-do-saneamento-2022. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários