NOTÍCIAS

BRK destaca qualidade da água distribuída à população de Limeira e reforça importância da prática do consumo sustentável – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Concessionária destaca a qualidade da água distribuída à população e aproveita para reforçar a importância da prática do consumo sustentável

 Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia Mundial da Água. Na data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, a BRK – concessionária responsável por serviços de saneamento em Limeira – destaca a qualidade da água distribuída à população e aproveita para reforçar a importância da prática do consumo sustentável.

 A água tratada e distribuída na cidade pelo sistema público de abastecimento atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A BRK controla os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação nos mananciais, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.

 “Em média, são realizadas mais de 7.700 análises por mês da água produzida; quantidade que é o dobro da prevista pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos limeirenses”, destaca Rogério Lima, gerente de operações da BRK no município.

 Sabendo que a água é um bem precioso e sua preservação é fundamental para a saúde de todos, nesta semana da água a concessionária tem uma programação especial de atividades. Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, palestras sobre o tratamento da água serão ministradas para servidores públicos e representantes de escolas municipais. E ainda na sexta-feira, dia 25, o Laboratório Móvel, que é uma unidade volante da concessionária, estará no Limeira Shopping para oferecer à população que passar pelo local informações sobre qualidade da água, métodos para a limpeza da caixa d’água e apresentar o serviço móvel que pode ser solicitado gratuitamente à empresa. Os interessados também poderão conferir as análises feitas pelo Laboratório Móvel e esclarecer dúvidas sobre o tema. A ação está programada para ocorrer entre 10h e 14h.

 Após um 2021 atipicamente seco no município, a BRK aproveita o Dia Mundial da Água para reforçar a importância de um uso mais consciente desse recurso natural tão essencial para saúde e qualidade de vida.

 “A prática do consumo sustentável de água potável não significa restringir ao mínimo possível o uso de um recurso que é essencial à vida, mas sim, adotar atitudes de um consumo que evite todo e qualquer desperdício de água e que inclusive, considere a possibilidade do seu reuso. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população”, diz o gerente.

 O volume de chuvas acumulado nos primeiros meses deste ano segue a mesma tendência de estiagem do ano passado. O primeiro bimestre de 2022 acumulou 377 milímetros de chuva na cidade (283mm em janeiro e 94mm em fevereiro), de acordo com os dados do monitoramento pluviométrico do Rio Jaguari (captação) e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. O volume se encontra 13% abaixo da média histórica acumulada entre janeiro e fevereiro em Limeira. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários