NOTÍCIAS

Atividades externas marcam encerramento da Semana dos Saraus de Literatura em Limeira – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Conversa com autor e oficina de escrita criativa são realizadas em escolas

 Duas atividades externas marcaram o encerramento da 7ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca na última sexta-feira (18). Conversa com autor e oficina de escrita criativa foram realizadas em escolas públicas da cidade.

 No período da manhã, a Escola Legislativa Paulo Freire levou o autor Carlos Alberto Fiore para conversar com 56 alunos do 4º ano do ensino fundamental do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) Professora Maria Paulina Rodrigues Provinciatto.

 Na atividade Fore contou um pouco da sua história, de como se apaixonou pela leitura, enquanto ainda era criança, e como a música o levou a se tornar escritor. Ele também ensinou aos alunos a diferença entre poema e poesia, falou dos diferentes tipos de poemas, levou os alunos a tentarem interpretar alguns textos poéticos e a fazer um pequeno sarau, lendo versos do escritor.

 Oficina de escrita criativa

 Encerrando as atividades da semana, a Escola Legislativa levou a 24 alunos da Escola Estadual Professor Willian Silva uma oficina de escrita literária desenvolvida pela escritora e professora, Gisele Godoi, pela pedagoga e mestra em Educação, Débora Ferreira, e pela professora e presidente da Sociedade Literária Limeirense, Priscila Celles.

 Gisele, que também é especialista na arte de narrar histórias e gerenciamento de projetos, ocupante da cadeira número 3 da Academia Limeirense de Letras e diretora de eventos da Sociedade Literária Limeirense, abriu os trabalhos contando a história de “La Loba”, texto retirado do livro “Mulheres que correm com lobos”, de Clarissa Pinkola Estés.

 Já Débora, pedagoga de formação, mestra e doutoranda em Educação e ativista da Rede Emancipa, falou sobre a vida de Carolina Maria de Jesus, uma autora que, mesmo tendo uma vida humilde, fez questão de se expressar. A pedagoga leu parte do livro “Um cordel a Carolina” e compartilhou textos da escritora com os alunos. Débora também destacou a importância de debater temas como a condição da mulher e a condição da mulher negra nas escolas.

 Priscila, que é graduada em Letras, especialista em compreensão e produção textual e narrativas orais e atua como formadora na Secretaria Municipal de  Educação, na área de língua portuguesa, encerrou a parte teórica  da atividade trazendo uma reflexão de Clarice Lispector sobre a escrita, lendo a “Crônica sobre escrever” da autora. Segundo ela, Clarice fala da dor e da alegria da escrita. “Escrever nos ajuda a refletir, nos ajuda a perceber o mundo e trazer essa percepção para nossos textos, você pode até não saber escrever direito, como Carolina, mas mesmo assim conseguir se expressar através de sua escrita”, encorajou Priscila, dando sequência à parte prática, na qual os alunos escreveram textos curtos sobre mulheres inspiradoras.

 Na atividade, os alunos foram participativos, além de escreverem os textos, leram para o grupo. Palavras sobre empoderamento feminino, sobre autoestima e sobre mães emocionaram o público. Para encerrar os trabalhos, Gisele, Débora e Priscila sortearam livros para os alunos.

 Semana dos Saraus de Literatura

 A Semana Limeirense dos Saraus de Literatura foi instituída pela Resolução Nº 627/2015, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), e é realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Academia Limeirense de Letras (ALLe), da Sociedade Literária Limeirense (SOLL), da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino de Limeira. O objetivo é promover eventos artísticos destinados à literatura e à poesia. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários