NOTÍCIAS

Proesa de Limeira ganha troféu pela atuação em programa das Olimpíadas Especiais – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Os integrantes do Proesa e das entidades foram recepcionados pelo prefeito Mario Botion em uma cerimônia realizada no Paço Municipal

 Atletas do Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Prefeitura de Limeira, receberam na tarde desta terça-feira (14) um troféu pela participação no programa “Missão Inclusão”. A iniciativa é das Olimpíadas Especiais Brasil, com apoio do Lions Clube, que também premiou a Aril e a Apae, além das Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

 Os integrantes do Proesa e das entidades foram recepcionados pelo prefeito Mario Botion em uma cerimônia realizada no Paço Municipal. Compareceram ao evento, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, a assessora Especial de Gestão Pública da pasta, Ângeli Polatto Boaventura, professoras do Proesa, e ainda, Luiz Henrique Beraldo (Missão Inclusão), Adilson Fernando Sorg (Aril), Luis Dias (Apae) e Rodrigo de Campos Rodrigues (Olimpíadas Especiais Brasil).

 A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia pelas entidades, que atingiram os objetivos propostos pelo programa. Nesse sentido, Botion agradeceu aos profissionais e aos alunos que se reinventaram durante o distanciamento social imposto pela pandemia. “Algumas mudanças desse período vieram para ficar e as atividades remotas das Olimpíadas Especiais proporcionaram a criação de um vínculo maior entre professores, atletas e familiares”, afirmou.

 O “Missão Inclusão” dividiu-se em dois projetos, “Inclusão é Ação” e “Caçadores de Inclusão”. Para cumprir os desafios propostos, os atletas especiais precisaram executar atividades físicas, como caminhadas e corridas, e enviar vídeos e fotos das tarefas aos organizadores. Como as ações envolviam também a participação de atletas sem deficiência, a iniciativa contou com o apoio dos alunos do curso de Educação Física da Einstein.

 Resgatando a trajetória do prefeito, de dedicação ao terceiro setor, Zanon ressaltou o empenho do governo Botion para incentivar e fortalecer as ações voltadas ao esporte inclusivo. Em setembro, por exemplo, foram entregues bicicletas e triciclos novos para incrementar as aulas de ciclismo adaptado do Proesa. Ele ainda observou a importância da união entre as entidades em prol do esporte.

 Beraldo, por sua vez, comentou que essa interação também é visível entre os familiares dos atletas, que desempenham papel relevante nas atividades esportivas. Ele enfatizou ainda que Limeira é hoje uma referência no esporte adaptado e que esse êxito deve-se à parceria entre atletas e seus familiares, instituições e governo. “As Olimpíadas Especiais vieram coroar o trabalho que já era realizado aqui no município”, frisou.

 Segundo Ângeli, os alunos do Proesa envolveram-se ativamente nas atividades do “Missão Inclusão”. Ela também relatou que durante a pandemia, os professores tiveram a oportunidade de participar de uma série de capacitações on-line, promovidas pelas Olimpíadas Especiais. Atualmente, o Proesa atua nas modalidades de ciclismo, goalball, natação, ginástica rítmica, futsal, vôlei e hidroginástica.

 PREMIAÇÃO

 Os troféus foram entregues às entidades pelos chamados “atletas líderes”, ação das Olimpíadas Especiais que visa o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais para que eles sejam protagonistas. São eles: Luisa Schenke, Stefano Zovico e Erika Raiza Coimbra, do Proesa, Ana Meyer, da Aril, e Nicoli Albuquerque, da Apae. O atleta especial Danilo Cesar, da Apae, também acompanhou a premiação. Na ocasião, Botion foi homenageado com a “Flâmula das Olimpíadas Especiais”, entregue pelo Comitê Rota das Bandeiras/Lions Clube. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários